A Chácara Carcará, no interior da Bahia, conta com um projeto diferente, que traz sustentabilidade desde sua concepção. O projeto aproveita uma estrutura já existente na chácara, construída com alvenaria estrutural, e se utiliza de materiais de reuso, retirados de imóveis que foram demolidos em Salvador, para complementar a construção. O mosaico de esquadrias foi composto para adaptar essas janelas reutilizadas aos vãos existentes do imóvel. Para além das portas e janelas, os materiais de reuso aparecem no piso de madeira, eletrodutos elétricos, madeiras de bancada e até em alguns móveis. A Chácara possui uma estética única, que ecoa o charme rústico da Chapada Diamantina.
Ano: 2021
Fotos: Dander Freitas
A Casa AR é uma casa urbana, criada para um casal aposentado. O objetivo do projeto era atender ás necessidades do casal no pavimento térreo, criando um outro pavimento só com quartos de visita para os filhos e netos. O declive natural do terreno foi integrado ao projeto para solucionar essa demanda de forma inteligente, criando o segundo pavimento da casa para baixo com acesso ao jardim dos fundos. Com linhas simples e elegantes, essa casa proporciona uma morada de tranquilidade e aconchego aos seus usuários.
Ano: 2022
Imagens: Virá Arquitetura
O projeto Salinas é uma casa de praia, no recôncavo baiano. A proposta principal para o projeto era ter um espaço térreo amplo e ventilado, com múltiplas funcionalidades. Por esse motivo grande parte da área de lazer é um pátio coberto com acesso ao jardim para eventuais festas, churrascos, leitura e descanso. Além disso, o casal de proprietários queria muita privacidade e uma estadia tranquila na casa de férias. Para atender a essa demanda, o quarto de visitas virou um estúdio no térreo, que garante total independência aos hóspedes e ainda pode ser sublocado como Airbnb.
Ano: 2023
Imagens: Virá Arquitetura